"O Homem deste final do século é um homem inquieto,
questionador. É um Homem que anseia por ser capaz de gerir os seus próprios
destinos e os do Mundo numa atitude de reconquista da liberdade e emancipação,
próprias do humano." ALARCÃO
A
reflexão que nos moverá ao longo deste semestre nos leva a pensar sobre o que
pensa o professor e de como as práticas reflexivas movem o cotidiano escolar.
Pensar
sobre tem sido algo que tenho aprendido na escola que iniciei em 2017 que
possui em sua essência a institucionalização da reflexão.
Uma
das práticas deste processo se dá nas Assembleias que ocorrem em diferentes
esferas: funcionários, alunos, professores e pais.
Aprender
a olhar com atenção os espaços da escola e contemplar o que como participantes
destes espaços podem fazer é um exercício que ocorre coletivamente sem intervenções
dos professores, e ou influencia da equipe diretiva.
Estou
encantada com a proposta e também ver como, no meu caso, os meus alunos de 1º
ano conseguem desde muito pequenos refletir sobre o que pode ser feito pra
melhorar a escola e também criticar o que não está bom.
A
democracia e a gestão da escola pública prescindem de mais espaços como este.

Olá Fernanda,
ResponderExcluirVocê poderia falar um pouco mais de como funciona a prática reflexiva democrática na tua escola.
Att,
Tutora Rocheli
Rocheli a participação de alunos, funcionários, professores e famílias é efetiva através das Assembléias que são realizadas periódicamente.
ResponderExcluirAs demandas são registradas em uma ata e são levadas para as Assembleias gerais para que assim sejam coletivamente implementadas conforme as necessidades.
O que é decidido coletivamente é tido como meta mesmo que não tenha vindo diretamente da direção que se coloca como mediadora das decisões e implementa as ações coletivas.
Essa é uma das ações de gestão democrática.... existindo outras como a participação coletiva nos possíveis investimentos financeiros com as verbas recebidas do governo.
Reuniões com os representantes de turma par desenvolver a liderança e comprometimento. As reuniões englobam os alunos de Ed. Infantil até o 9º ano e mutuamente vão se ajudando quando um pequeno não sabe participar escrevendo outros vão fazendo os registros mas todos falam.