sexta-feira, 14 de abril de 2017

Gestão democrática reflexiva


"O Homem deste final do século é um homem inquieto, questionador. É um Homem que anseia por ser capaz de gerir os seus próprios destinos e os do Mundo numa atitude de reconquista da liberdade e emancipação, próprias do humano."  ALARCÃO

A reflexão que nos moverá ao longo deste semestre nos leva a pensar sobre o que pensa o professor e de como as práticas reflexivas movem o cotidiano escolar.

Pensar sobre tem sido algo que tenho aprendido na escola que iniciei em 2017 que possui em sua essência a institucionalização da reflexão.

Uma das práticas deste processo se dá nas Assembleias que ocorrem em diferentes esferas: funcionários, alunos, professores e pais.

Aprender a olhar com atenção os espaços da escola e contemplar o que como participantes destes espaços podem fazer é um exercício que ocorre coletivamente sem intervenções dos professores, e ou influencia da equipe diretiva.

Estou encantada com a proposta e também ver como, no meu caso, os meus alunos de 1º ano conseguem desde muito pequenos refletir sobre o que pode ser feito pra melhorar a escola e também criticar o que não está bom.
A democracia e a gestão da escola pública prescindem de mais espaços como este.


2 comentários:

  1. Olá Fernanda,
    Você poderia falar um pouco mais de como funciona a prática reflexiva democrática na tua escola.
    Att,
    Tutora Rocheli

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  2. Rocheli a participação de alunos, funcionários, professores e famílias é efetiva através das Assembléias que são realizadas periódicamente.
    As demandas são registradas em uma ata e são levadas para as Assembleias gerais para que assim sejam coletivamente implementadas conforme as necessidades.
    O que é decidido coletivamente é tido como meta mesmo que não tenha vindo diretamente da direção que se coloca como mediadora das decisões e implementa as ações coletivas.
    Essa é uma das ações de gestão democrática.... existindo outras como a participação coletiva nos possíveis investimentos financeiros com as verbas recebidas do governo.
    Reuniões com os representantes de turma par desenvolver a liderança e comprometimento. As reuniões englobam os alunos de Ed. Infantil até o 9º ano e mutuamente vão se ajudando quando um pequeno não sabe participar escrevendo outros vão fazendo os registros mas todos falam.

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