sexta-feira, 28 de abril de 2017

Reflexão sobre a alfabetização.





Reflexões sobre a alfabetização.


1)      Relação com o processo de alfabetização:
Sou professora há 18 anos e nos últimos 4 anos tenho desenvolvido um trabalho com turmas de 1ºs anos, ou seja tenho me descoberto enquanto alfabetizadora ao longo deste processo.
Ser alfabetizadora é amar uma rotina que envolve processos que se repetem, mas que ao mesmo tempo, são novos devido ao tempo de alfabetização de cada criança.
As aulas nunca são iguais, pois mesmo diante de uma mesma proposta os alunos em níveis diferentes de alfabetização interagem de formas diferenciadas.
2)      Referencial teórico:
Jean Piaget, Emília Ferreiro, Magda Soares, Ana Teberosky são alguns dos principais referenciais teóricos que eu utilizo.
3)      Como organizo o cotidiano das crianças/ rotina?
A rotina das minhas turmas são apresentadas/construídas com os alunos no período de adaptação e incluem:
·        leitura do alfabeto;
·        leitura dos sons das letras;
·        Expressão oral através de contação de histórias ou relatos de vivencias no lar;
·        Registro em desenhos e/ou com o uso de palavras atividades de observação ou pesquisas variadas. Nestes momentos os que já estão em uma escrita mais avançada podem ser o escriba de um pequeno grupo.
4)      Como problematizo?
Como utilizo como método projetos de pesquisa penso que a problematização é instigada ao longo do processo de aprendizagem.
Tanto os trabalhos com os projetos quanto as intervenções na escrita se dão naturalmente uma vez que se torna habitual as perguntas e as reflexões que ocorrem na relação alunoxprofessor.

5)      Como faz o diagnóstico da turma?
Faço o diagnóstico através da observação da relação e interação das crianças com o grupo e também individualmente através dos testes de níveis.
6)      Como faz a intervenção?
Acontece individualmente, mas também em grande grupo dando orientações gerais, pois sempre tem alunos mais autônomos que nestes momentos vão realizando com mais independência as tarefas.
7)      Utilizo muitas folhas e jogos?
Utilizo pelo menos uma folha por dia uma vez que a escola que atuo permite e nos oferece este recurso.
Os jogos estão presentes pelo menos três dias na semana para que possam explorar não somente jogos de cunho do processo de alfabetização, mas também que explorem raciocínio lógico.
8)      Como a leitura está presente no cotidiano?
Temos diariamente um tempo de leitura onde os alunos tem acesso a livros, gibis, revistas “Recreio”, “Picolé”, entre outros.
Lemos com as letras, mas também com as imagens observadas.
Amam escutar a história lida pela professora e são assíduos visitantes da biblioteca escolar.
9)      A professora compreende a relação pensamento e a linguagem:
“Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.” Vigotsky
A interação social dos alunos e a aquisição da linguagem escrita reflete a sua maturidade interna e seus pensamentos que com o tempo se tornarão escritos a partir do momento em que se encontrarem alfabetizados.





Um comentário:

  1. Olá Fernanda,
    Para qualificar tua reflexão, sugiro trazer autores para relacionar a tua prática e tuas aprendizagens.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir