segunda-feira, 17 de abril de 2017

Como trabalhamos as datas comemorativas?

Quando as datas comemorativas se aproximam penso como realmente nós profissionais de educação, professores especialistas no que estudamos, reproduzimos conceitos.
Como cidadãos deste país temos na cultura indígena a referência de cultura base para a formação de nossa nação mas, que por inúmeras vezes vem sendo deturpada por conceitos reducionistas do que é ser índio neste país.

A seguir uma rica reflexão sobre o ser índio no Brasil atual.









2 comentários:

  1. Olá Fernanda!!
    A cultura indígena, por exemplo, deve ser trabalhada apenas no dia do índio ou em outros momentos?
    Gostaria que você falasse mais a respeito da sua opinião sobre o trabalho das datas comemorativas. Qual autor poderia te auxiliar nesta reflexão?
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  2. A cultura brasileira deveria estar sendo abordada ao longo de todo o ano como prevê a lei 10.639 da LDB que alterou a aplicação dos conteúdos sobre a cultura afro e indígena no Brasil.
    "LEI Nº 10.639 - DE 9 DE JANEIRO DE 2003

    Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

    Art. 1º - A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

    § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

    § 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

    "Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."

    Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    LEI Nº 11.645 - DE 10 MARÇO DE 2008.

    Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

    Art. 1º - O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”

    Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação"

    Penso que o tema deveria ser permeado de maneira crítica para que os alunos pensem sobre e não somente vivenciem estes temas em seus dias "comemorativos".
    Em minha prática sempre procurei dar este enfoque mas sei que muitas escolas ainda aderem a superficialidade dos temas.

    ResponderExcluir