Pensando nas imagens de crianças que aparecem na mídia me deparei com esta imagem que vem bem a contemplar a realidade de milhares de crianças que estão sendo veiculadas na mídia.
Poderia escrever sobre o consumismo infantil, ou até mesmo sobre a adultização da infância mas, prefiro me ater ao poder e a comoção que uma criança causa na mídia a partir de uma imagem que mostra a negação da felicidade em uma época cronológica em que ela deveria estar desfrutando de uma infância feliz e desprovida de dor e sofrimento.
A imagem que utilizei é do fotógrafo Christian Als Dinamarca que obteve uma menção honrosa pela UNICEF foto intitulada "Infância em ruínas". Mostra menino chamado Abdel seis anos durante a guerra que durante 22 dias o exército israelense lutou contra o Hamas na Faixa de Gaza no início de 2009. Durante os ataques aéreos mataram cerca de 1.400 pessoas.
As crianças podem ser alvo tanto do mercado publicitário pois sabem que influenciam a decisão dos pais na compra de produtos, quanto podem ser alvo dos conflitos produzidos pelos adultos que não as poupam de tais sofrimentos.
As crianças de toda forma são ALVOS... isso mostra, assim como nos diz Calligari "As crianças têm dois deveres. Um, salutar, é o dever de crescer e parar de ser crianças. O outro, mais complicado, é o de ser felizes, ou melhor, de encenar a felicidade para os adultos"
A entrada na vida adulta faz muitos de nós colocarmos a nossa vivência infantil em alguma caixinha remota de nossas memórias!

Fernanda!
ResponderExcluirSempre nos comove a imagem de uma criança, principalmente quando remete à tristeza, sofrimento, angústia!
Boa tua reflexão...
Seguimos...
Tutora Paty