O corpo dialoga com o movimento da brincadeira.
Poder brincar entre tantos aspectos, nos sinaliza saúde deste sujeito brincante.
O que está acontecendo quando a criança brinca? O professor tem A função de afinar o olhar sobre o brincar e ver além do ato.
A psicanálise diz que no brincar a criança transforma uma situação negativa em positiva através do brincar.
Melanie Klein diz que a criança ao brincar organiza o que dentro dela traz sofrimento. Aprende a organizar o seu mundo externo.
Piaget nos mostra como um esquema se torna lúdico através das fases do desenvolvimento.
O brincar nos remete a adultos com estratégias.
O lúdico não está somente no brincar mas também nas estratégias e pensamentos sobre algo tanto pensar o que deu certo quanto o que não deu certo.
Ser um pesquisador sobre o brincar: eis um grande desafio.

Fê querida... Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.
ResponderExcluirO brincar é natural na vida das crianças. É espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, possibilitando sonhar e imaginar, permitindo recriar o mundo e as próprias vivências. É através do brincar, que a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
E nós como professores, devemos sim, estar atentos para essa prática lúdica, pois através da observação do brincar, podemos compreender as necessidades de cada criança, os seus níveis de desenvolvimento, a sua organização e, a partir daí, planejar ações pedagógicas.
Maluf (2003, p. 20),coloca que "... É importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca"
Bjooo. Tutora Gi