Entrei na primeira série mais nova que meus colegas tinha 6 anos e completaria 7 somente em novembro, o ano era 1985, e para poder ser inserida na turma fiz um teste de aptidão que indicaria se eu estava apta a seguir nesta série.
Lembro-me bem da " Tia Herminda", do seu rigor nas aula e em especial, algo que nunca esqueci: as aulas embaixo das árvores!! Acho que era pelo calor da sala de aula mas, eram maravilhosas.
Me alfabetizei nesta série e posso até sentir o cheirinho das folhas mimeografadas.
Além da professora lembro que minhas irmãs também me ajudavam e eu adorava escrever pelos seus caderninhos e blocos de anotações.
A frase que nunca me esquecerei desta fase: VOVÔ VIU A UVA.
Os métodos que foram usados na minha época eram os adequados, ou não na concepção de alguns mas o que fica em minha memória afetiva foram os momentos e laços afetivos.
Na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização percebemos o quão importante são os diferentes fatores que interferem na alfabetização de uma criança.
Fatores sociais, orgânicos, afetivos, enfim uma rede de conexões que precisam estar em pleno funcionamento para que a alfabetização tenha êxito!

Fernanda, coisa boa relembrar esses momentos....
ResponderExcluir