Para onde se encaminha a alfabetização no Brasil?
Entramos no ano de 2019 com inúmeras incertezas no país com a troca do governo, e em especial, no campo da educação nos parece que a falta de clareza e de conhecimento é imensa, beirando a ignorância.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.
Aqui mesmo no blog mencionei como fora a minha alfabetização e o tempo em que as frases e livros/cartilha eram os principais recursos utilizados pelas professoras.
Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama.
Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.
Vemos que o governo vigente não tem a preocupação em ter em sua equipe pessoas capacitadas e que se dediquem ao estudo desta temática, para além das birras políticas, se faz necessário valorizar os pesquisadores brasileiros como por exemplo, Magda Soares, que há dezenas de anos nos apresenta estudos substanciais sobre o assunto.
Que nós professores possamos resistir, nos aperfeiçoar e lutar para que dentro de nossas salas de aula possamos continuar a vivenciar a alfabetização e o letramento, evidenciando que a partir disso, as crianças se tornem sujeitos livres para verem e compreenderem o mundo à luz de seus próprios olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário