PROJETO DE ESTUDOS:
Da caverna ao Youtube: uma viagem pelo mundo da comunicação.
A turma do 1º ano C com a curiosidade característica da sua faixa etária traz em suas falas comentários a respeito dos ídolos da comunicação da internet. Assim através de conversas com turma, refletiram sobre como se dava a comunicação antes dos Youtubers. A partir desta conversa as crianças começaram a criar hipóteses da origem das formas de comunicação, através dos desenhos nas cavernas, os sons que os dinossauros emitem, a escrita egípcia, entre outros elementos trazidos por eles.
Neste projeto pretendemos envolver nesta viagem história sobre os meios de comunicação, envolver os alunos e seus familiares para que possam juntos refletir acerca da influência dos meios de comunicação no cotidiano dos familiares e das crianças da faixa etária em questão.
Se possível ou necessário, mostrar COMO. Ampliando o sentido de que a EDUCAÇÃO não acontece só na escola. Mas que os valores familiares são indispensáveis para a formação dessas crianças. Assim como destacamos nos projetos anteriores, reafirmamos neste.
Ludicidade, criatividade e cidadania precisam estar presentes no cotidiano das crianças, por isso as metodologias dos projetos devem estar permeadas de ações dessa natureza. Neste, as ações lúdicas, artística e de cidadania estão envolvendo os eixos de conhecimento e transversais, compondo a nossa proposta. Consideramos inacabada por ainda haver as possibilidades que serão trazidas pelas crianças e suas famílias, as quais serão incluídas durante o processo de elaboração.
As crianças têm na comunicação quer seja verbal ou não verbal uma forma de relacionar-se com seus pares de modo lúdico; crianças brincam utilizando objetos assim como podem brincar com o uso da palavra; sendo comunicadoras de um mundo interior e trazendo à tona suas subjetividades. Segundo Lynn Alves,
“Dentro desta perspectiva, podemos inferir que os jogos são tecnologias intelectuais, compreendidas por Lévy (1993, 1998) como elementos que reorganizam e modificam a ecologia cognitiva dos indivíduos, o que promove a construção ou reorganização de funções cognitivas, como a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, e contribui para determinar o modo de percepção e intelecção pelo qual o sujeito conhece o objeto. No dizer, desse autor, essa ecologia é formada por um coletivo pensante de homens-coisas, com singularidades atuantes e subjetividades mutantes.”
Observa-se que as crianças da nossa sociedade atual brincam e se comunicam utilizando como espelhos modelos que visualizam nas redes sociais e em especial nos canais de youtube fazendo uma releitura do mundo atual, das vivências familiares e da significância que a tecnologia tem para esta geração.


Nenhum comentário:
Postar um comentário