“A educação é um processo de vida, não uma preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, bairro ou nos pátios.”
(Dewey)
Para iniciar o projeto realizei uma sondagem com os alunos a respeito do que sabiam do tema do projeto.
Os mesmos quando questionados sobre o que é a comunicação os quando começou a comunicação disseram:
- "AS PESSOAS NÃO SE COMUNICAVAM SEMPRE DA MESMO FORMA FOI EVOLUINDO/
- FOI MELHORANDO A TÉCNICA.
- NO INICIO OS HOMENS DAS CAVERNAS DESENHAVAM PARA SE COMUNICAR E FALAR SOBRE OS PARENTES, AS GUERRAS, AS COMIDAS, OS DINOSSAUROS, AS CASSADAS, AS LANÇAS, AS AVENTURAS,
- OS DINOSSAUROS TAMBÉM TINHAM UMA FORMA DE SE COMUNICAR COM SONS
- TEM A VER DINOSSAUROS COM A BÍBLIA
- A BÍBLIA COMEÇA CONTANDO SOBRE A VIDA DE JESUS
- JESUS, DINOSSAUROS, HOMENS DAS CAVERNAS, ADÃO E EVA, ÍNDIOS,
- NO COMEÇO TINHA NADA
- E OUTROS ACHAM QUE TINHA MÃE DE JESUS
- PRA SE COMUNICAR E PRECISO CORPO, PESCOÇO, MÃO PARA ESCREVER, DENTES PARA FALAR MELHOR , A LÍNGUA E OS LÁBIOS, OS OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA OUVIR."
Segundo HERNANDEZ, ( 1998, P.72)
"Depois da escolha do tema, cada estudante realiza um índice no qual especifica os aspectos que vai trabalhar no seu Projeto (com os menores, se realiza coletivamente).
Isso lhe permite antecipar qual possa ser o desenvolvimento do Projeto lhe ajuda a planejar o tempo e as atividades e assumir o sentido de globalidade do Projeto. O índice tem, além disso, o valor de ser um instrumento de avaliação e de motivação iniciais já que estabelece as previsões sobre os diferentes aspectos do Projeto e prevê o envolvimento dos membros do grupo. Dessa forma, constitui um procedimento de trabalho que permite, em sua generalização, aplica-se a outros temas e informações."
Observamos assim que quando pensamos um projeto o professor precisa avaliar que o conhecimento não cabe mais em si mesmo mas ele faz parte do que lhe rodeia ele está em seus alunos, na bagagem que os mesmos trazem para a sala de aula.
A professora tem um olhar sobre o mundo e a sociedade, se ela troca os saberes, se ela oportuniza momentos de escuta com seus educandos ela terá 25 novas formas de ver o mundo, saberes diversos sobre um mesmo assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário