Este tema faz parte do meio infantil e permeia a constituição das crianças a partir destas vivências subjetivas.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças que através do brincar aprendem e experimentam o mundo. O brincar organiza o pensamento, as emoções, e as habilidades necessárias para se tornarem adultos plenos.
Neste sentido as crianças tanto na escola como fora, estabelecem relações e experiências quando brincam, tanto com o uso de objetos quanto só utilizando a imaginação.
Ao pensar sobre se as crianças do bairro brincam da mesma forma que as da escola, os alunos do primeiro ano irão refletir e ampliar suas conexões lúdicas para além dos muros da escola.
O problema aqui apresentado é o seguinte: "As crianças que moram no nosso bairro brincam?" que surge a partir das vivências brincantes dos alunos na pracinha próxima à escola.
Visamos neste sentido, perceber a relação entre infância e o brincar para além dos muros da escola, pelos arredores do bairro, a identificação das brincadeiras realizadas pelas crianças moradoras do bairro e a integração entre alunos e crianças do bairro, a partir de objetos lúdicos
Tentaremos promover situações de brincar na escola entre diferentes idades e a compreensão da importância do brincar para a infância.
Para realizar este projeto, os alunos serão organizados em grupos e terão um diário de campo para fazerem a organização dos saberes.
Realizaremos entrevistas com alunos da escola e crianças moradoras do bairro.
Contaremos com a participação das famílias para descobrirmos através de pesquisas as brincadeiras vivenciadas no bairro.
Colocaremos no mapa do bairro o que as crianças mais gostam de brincar nas principais ruas do bairro.
Enviaremos sacolas com brinquedos que circularão por algumas casas do bairro para que as crianças de diferentes locais brinquem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário