Trabalhar em duas escolas é um grande desafio mas não abro mão de desenvolver projeto em ambas. Em uma das escolas o projeto que atualmente está sendo desenvolvido se chama Os mistérios do Céu, que surgiu a partir de um dia em que uma grande tempestade iniciou em nossa cidade e faltou luz na escola.
Os alunos fizeram muitos questionamentos sobre o ocorrido e percebemos assim uma oportunidade de desenvolvermos um projeto de estudos.
O papel da escola não é apenas “transmitir conteúdos”, mas sim “ensinar a aprender”. Ensinar a aprender é criar possibilidades; não é apenas mostrar o caminho, mas orientar para que o aluno desenvolva um olhar crítico e sua autonomia.
De acordo com Pedro Demo (2001), em seu artigo Professor/Conhecimento, “a aprendizagem adequada é aquela efetivada dentro do processo de pesquisa do professor, no qual ambos – professor e aluno – aprendem, pensam e aprendem a aprender”.
Dessa forma, o trabalho de pesquisa não possuirá valor algum se for uma simples cópia. Ele deve, sim, ser fonte para a “reconstrução de conhecimento” e o resultado da pesquisa deverá ser produto da sua interpretação das diferentes fontes obtidas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário