Muitas vezes por não conhecer o país e não entender a sua história tem-se receio de lidar com este tema publicamente e é por isso que muitos professores se mostram, hoje, incapazes de lidar com temáticas como racismo em sala de aula. Contudo, práticas racistas existem diariamente nas escolas. Consciente ou não, alunos, professores e funcionários se veem constantemente envolvidos em situações preconceituosas.
O documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais, da década de 1990, introduziu a temática denominada Pluralidade Cultural para abordar, entre outros aspectos, as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, promovendo assim uma discussão sobre as práticas racistas dentro da sala de aula.
Na enquete realizada se percebeu que muitos dos entrevistados estudaram em escolas com poucos alunos negros em especial nas escolas particulares. Foram observados o ambiente escolar, o tratamento dos professores para com os alunos, bem a reação dos alunos diante da discriminação racial.
As escolas brasileiras não estão atentas para as práticas sutis de racismo existentes no espaço escolar, prejudicando, assim, o desenvolvimento educacional e social de crianças negras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário