sábado, 3 de junho de 2017

Vivências para além dos muros da escola.




Ao longo da semana uma aluno me trouxe um relato sobre o momento em que fazer a vacina da gripe. Ele relatou com detalhes o que aconteceu e a sua experiência com a vacina na sala de atendimento.
Depois disso no momento em que estavam brincado me pediu um pedaço de papel e fez o registro que faltava: Um desenho que contava o "procedimento" vivenciado.
O desenho é uma manifestação da criança sobre o seu mundo interno e as suas vivências e uma forma de elaboração destas vivências.
Na fase em que meu aluno se encontra, podemos dizer que:

"Dos 4 aos 6 anos – pré- esquemática: começa a descoberta da relação entre o desenho, o pensamento e a realidade. Quanto aos espaços, os desenhos são dispersos inicialmente, não relacionados entre si. A representação da figura humana evolui em complexidade e organização – aparecem lentamente os braços, as mãos, os pés, muitas vezes com vários dedos radiados, às vezes o corpo aparece. A criança desta fase não consegue organizar graficamente um todo coerente. Os objetos são desenhados de forma solta e a relação entre eles é subjetiva. Em relação à cor, a escolha é subjetiva e ligada às emoções do que está sendo vivido."

As vivências da vida da criança não escolhem o tempo e o lugar para consolidarem podem iniciar numa consulta médica e se formalizarem no espaço escolar assim como o que é vivido na escola vai para além dos muros da escola.

http://desenvolvimento-infantil.blog.br/a-importancia-do-desenho-infantil-nos-primeiros-anos-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário