sábado, 3 de junho de 2017

TDAH

Segundo o site http://www.saudementalrs.com.br/tdha/ O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge varias partes do cérebro, geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude, impulsividade. Estudos científicos apontam que a área mais atingida por esse transtorno é a região frontal e suas ligações com o resto do cérebro.
Existem pesquisas por todo o mundo, onde procuram saber a causa do desenvolvimento de TDHA, as pesquisam apontaram que a hereditariedade é uma das causas que podem fazer com que a criança desenvolva esse transtorno.
Percebemos em sala de o quanto uma geração de crianças com estas características vem chegando as escolas, mas também, o quanto uma geração mais acelerada em seu pensamento e movimentos corporais estão marcando esta geração.Corpos que não param e que nos evidencia uma necessidade de atendimento especial uma vez que demandam uma metodologia que possa atender este perfil, encontramos algumas informações importantes no site a seguir: http://repositorio.minedu.gob.pe/bitstream/handle/ .
Existem muitas pesquisas sobre este caso e percebemos o quanto este transtorno é familiar nas escolas e consultórios médicos, sendo um pouco, por um olhar mais empírico uma característica deste século.Algumas vezes é mal interpretado já que todas as pessoas podem ser um pouco distraídas, agitadas ou impulsivas. Mas na criança com TDAH, essas características são muito intensas, frequentemente comete erros por desatenção ou esquecimento, perde seus pertences, é desorganizada, deixa tarefas sem concluir, deixa para depois aquelas tarefas que não lhe agradam, que tem dificuldade, geralmente as que exigem maior concentração, ou as realiza na última hora.
No tipo hiperativo é aquela que age com impulsividade, a agitação é sua característica mais marcante, movimenta-se a maior parte do tempo, é “tagarela”, fala muito, interrompe a fala dos outros, envolve-se em brigas e desentendimentos.

 E acontecem em muitas situações, na família, na escola, no parque, enfim em todos ou espaços que frequenta. Mas também pode manter-se em uma atividade que lhe “agrade” ou lhe estimule por longo tempo, como em jogos ou em leituras sobre um assunto pelo qual esteja interessado. E apresenta grande dificuldade em conter esses comportamentos, o que lhe acarreta muitos problemas, é frequentemente repreendido, é alvo de rótulos e bullying. E consequências como evasão escolar, baixa escolaridade.  O que pode acarretar em sequelas emocionais e problemas de autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário