Nas imagens que veremos pode-se perceber que os alunos
circundaram a quadra da escola com suas bicicletas apara que pudessem fazer uma
avaliação mais aprofunda do que realmente viam naquele lugar.
A maior parte destes alunos é morador do bairro
desde que nasceram e em suas falas era percebido que conheciam o local de fato.
Depois deste passeio de bicicleta os alunos do quarto ano
registram o passeio e desenham os detalhes da quadra que talvez antes nãos lhes
fossem percebidos.
O registro é feito com o desenho e também com o registro
escrito.
Na outra escola em que trabalho fiz uma experiência para
avaliar o que as crianças sabiam sobre um dos temas que estávamos estudando que
se chamava: O que tem atrás dos muros dos Castelos?
Fizemos uma construção coletiva de um mapa de um castelo com
legendas e nesta escola, que é partícula, me chamou a atenção a riqueza de
detalhes das vivências que estas crianças já tinham e que possibilitaram uma
construção bem significativa deste imaginário dos castelos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário