sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Matemática

O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas
primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos.
Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a
construção de um espaço representativo.
O espaço que percebemos é o espaço que contém objetos perceptíveis por meio dos
sentidos - um espaço sensível.
Pode-se então dizer que a Geometria parte do mundo sensível e o estrutura no mundo
geométrico - dos volumes, das superfícies, das linhas, dos pontos.
Piaget distingue o espaço perceptivo ou sensório-motor (conhecimento dos objetos
resultando de um contato direto com eles) e o espaço representativo (que ocorre quando se
evoca os objetos em sua ausência ou quando se completa seu conhecimento perceptivo por
referência a outros objetos não percebidos no momento).
Muito relevante o tempo em que damos para que através do brincar e das experiências do corpo as crianças possam desenvolver e internalizar os conceitos matemáticos e de fato assimilarem as aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário