O
conhecimento dos conceitos da matemática foi de grande importância uma vez que
tem me permitido refletir como superficialmente nos aprofundamos em tais
temáticas.
Aprender
a geometria no que diz respeito ao
espaço e á forma é algo mais comumente feito em sala de aula de educação
infantil e trago algumas imagens que mostram uma atividade em que desconstruí a
sala de aula e a refizemos em outro espaço menor e utilizando os
móveis/brinquedos que já estavam em nossa sala de aula.
Acriança
compreende os conceitos matemáticos através das vivencias corporais e
sensoriais.
“O espaço que percebemos é o espaço que contém objetos perceptíveis por
meio dos sentidos - um espaço sensível
Neste tempo pudemos vivenciar os conceitos de:
dentro, fora, em cima, embaixo, além de desenvolvermos a ideia de construímos
um espaço que antes estava diferente, sofrendo ações das próprias crianças para
esta modificação de espaço.
Trechos
extraídos das páginas 29 à 32 do livro de PIRES, Célia M. C. Espaço e Forma:
a construção de
noções
geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM,
2000.


Nenhum comentário:
Postar um comentário