Percebo que no espaço escolar
precisamos abordar a noção de tempo de modos diferentes, pois em algumas
escolas é solicitado que se respeite o modo em que o mundo atual vive com as
suas agilidades e solicitudes. O tempo urge no mundo e isso é refletido na
educação sendo que ao mesmo tempo, precisamos lidar com um ritmo não tão
acelerado da aprendizagem dos nossos alunos que necessita de paradas, reflexões,
e construções.
Abordando a noção do tempo, por
exemplo, o educador pode utilizar os exemplos baseados nas atividades que o
aluno exerce pela manhã, tarde e noite pode também estabelecer diferenças entre
presente, passado e futuro; fazer a criança perceber que as marcas do passado
permanecem no presente; oportunizar o raciocínio de que é possível planejar os
rumos do futuro; e, trabalhar a noção de duração de tempo, explorando as ações
que podem ocorrer simultaneamente em diferentes espaços.
Algumas atividades podem ser
feitas tais como explorar a ideia de que o homem constrói sua história a todo o
momento, em cada época e local e o conceito de que a espécie humana se
relaciona com a natureza e dela se apropria, criando espaços diferenciados e
produzindo riquezas.
Realizei com meus alunos algumas
situações em que observamos o tempo através de imagens fotográficas.
O educador pode oportunizar aos
alunos a observação dos elementos que compõem a paisagem: terra, água e ar; os
fatos da sociedade e sua interação com a natureza; conduzir os alunos na
observação de estatísticas de produção, circulação e consumo de mercadorias;
observar a distinção do espaço natural do espaço cultural; realizar análise de
diferentes espaços (casa, escola, bairro, etc.); as interdependências entre
bairros, municípios e países; representar cartograficamente, etc.
“Para que o educador desenvolva no
aluno a capacidade de observar, comparar e sistematizar diferenças e
semelhanças que existem no conjunto dos elementos naturais e sociais, é preciso
que ele explore a compreensão dos alunos para os múltiplos aspectos da
realidade, de modo que proporcione a eles a formação de um autoconceito.”
http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/estudos-sociais.htm

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