segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O tempo espaço na escola I

Percebo que no espaço escolar precisamos abordar a noção de tempo de modos diferentes, pois em algumas escolas é solicitado que se respeite o modo em que o mundo atual vive com as suas agilidades e solicitudes. O tempo urge no mundo e isso é refletido na educação sendo que ao mesmo tempo, precisamos lidar com um ritmo não tão acelerado da aprendizagem dos nossos alunos que necessita de paradas, reflexões, e construções.
Abordando a noção do tempo, por exemplo, o educador pode utilizar os exemplos baseados nas atividades que o aluno exerce pela manhã, tarde e noite pode também estabelecer diferenças entre presente, passado e futuro; fazer a criança perceber que as marcas do passado permanecem no presente; oportunizar o raciocínio de que é possível planejar os rumos do futuro; e, trabalhar a noção de duração de tempo, explorando as ações que podem ocorrer simultaneamente em diferentes espaços.
Algumas atividades podem ser feitas tais como explorar a ideia de que o homem constrói sua história a todo o momento, em cada época e local e o conceito de que a espécie humana se relaciona com a natureza e dela se apropria, criando espaços diferenciados e produzindo riquezas.

Realizei com meus alunos algumas situações em que observamos o tempo através de imagens fotográficas.





O educador pode oportunizar aos alunos a observação dos elementos que compõem a paisagem: terra, água e ar; os fatos da sociedade e sua interação com a natureza; conduzir os alunos na observação de estatísticas de produção, circulação e consumo de mercadorias; observar a distinção do espaço natural do espaço cultural; realizar análise de diferentes espaços (casa, escola, bairro, etc.); as interdependências entre bairros, municípios e países; representar cartograficamente, etc.
“Para que o educador desenvolva no aluno a capacidade de observar, comparar e sistematizar diferenças e semelhanças que existem no conjunto dos elementos naturais e sociais, é preciso que ele explore a compreensão dos alunos para os múltiplos aspectos da realidade, de modo que proporcione a eles a formação de um autoconceito.”


                                                              http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/estudos-sociais.htm

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