quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O ensino de Ciências na sala de aula I



Como despertar o desejo pelas ciências em sala de aula é um questionamento que perpassa as nossas escolas e cai muitas vezes na questão de explorar elementos estruturados ou refazer experiências.

Penso que o desejo pelo mundo científico deveria dar início desde os primeiros anos da educação Infantil e na relação que as crianças possuem com a natureza nas próprias dependências das escolas.

Queremos que os alunos experienciem o mundo pelo olhar científico mas este desejo parte em muito de como lidamos com os seus questionamentos oriundos de uma vivência real no ambiente natural, o que pode, a partir disso começar a despertar a curiosidade nos alunos.

Segundo reportagem exposta no site (https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/defender/indicacao/artigo-alerta-que-crianca-deve-brincar-na-natureza-para-se-preocupar-em-protege-la/) as crianças deixaram de estar no ambiente natural e ficam mais isoladas em suas residências muito em função das novas estruturações sociais de nosso tempo.
Foto: Shutterstock
Recebemos nas escolas esta realidade e precisamos nos adequar em relação aos espaços físicos infantis para que possamos através das vivências naturais estimular a curiosidade mais espontânea das crianças, não sendo claro o único fator para um ensino de ciências eficaz mas, uma oportunidade para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário