quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A matemática e seus recursos didáticos.


O ensino da matemática pra mim sempre foi um desafio em função das minhas memórias de infância em relação a esta disciplina. A dificuldade sempre foi grande em relação a compreensão deste assunto.
A medida em que no curso de Magistério fui vivenciando as aulas de Didática da matemática fui me familiarizando um pouco mais com as temáticas e entendendo sob o ponto de vista de quem ensina a importância de cada conteúdo assim como, como interferir em cada momento com os educandos, as estratégias e recursos didáticos possíveis de serem empregados.
Um das formas mais eficazes é com o uso do lúdico, de jogos em que através do brincar e da interação com seus pares os alunos possam compreender melhor a matéria trabalhada.
Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos.  
Nesta perspectiva ensinar passa assim a ser compreendido como criar condições adequadas a esse processo de aquisição de saberes e também à realização de intervenções com vistas a possibilitar avanços aos alunos.
Através do jogo professor e aluno podem se constituir como parceiros neste processo de ensino e de aprendizado dando um aos outros subsídios para a construção coletiva dos saberes matemáticos.
 Resultado de imagem para criança e o jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário