O
ensino da matemática pra mim sempre foi um desafio em função das
minhas memórias de infância em relação a esta disciplina. A
dificuldade sempre foi grande em relação a compreensão deste
assunto.
A medida em que no curso de Magistério fui vivenciando as aulas de
Didática da matemática fui me familiarizando um pouco mais com as
temáticas e entendendo sob o ponto de vista de quem ensina a
importância de cada conteúdo assim como, como interferir em cada
momento com os educandos, as estratégias e recursos didáticos
possíveis de serem empregados.
Um
das formas mais eficazes é com o uso do lúdico, de jogos em que
através do brincar e da interação com seus pares os alunos possam
compreender melhor a matéria trabalhada.
Trabalhar
com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas
que contribuem para a criação de contextos significativos de
aprendizagem para os alunos.
Nesta
perspectiva ensinar passa assim a ser compreendido como criar
condições adequadas a esse processo de aquisição de saberes e
também à realização de intervenções com vistas a possibilitar
avanços aos alunos.
Através
do jogo professor e aluno podem se constituir como parceiros neste
processo de ensino e de aprendizado dando um aos outros subsídios
para a construção coletiva dos saberes matemáticos.


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