Na Interdisciplina de Ludicidade refletimos sobre o Jogo nos diferentes estágios do desenvolvimento humano, a partir das atividades teóricas e práticas do JOGOEDU, realizamos uma análise dos possíveis jogos a seres desenvolvidos.( http://nuted.ufrgs.br/oa/JogoEdu/inicio_novo.html)
Segue as minhas sugestões de trabalho:
Período Sensório-motor (0 a 2 anos)Período sensório-motor - É o período da vida do ser humano compreendido mais ou menos, entre o nascimento e os dois anos de idade. Caracteriza-se pela atividade essencialmente prática, através da qual a criança assimila o universo que a rodeia e constrói esquemas que a permitirão coordenar suas ações.Nesta fase de descobertas do corpo e de si mesmo através do outro a criança poderá ser estimulada a brincar de esconde-esconde utilizando paninhos.O adulto coloca a fraldinha no rosto da criança e ela pensa que está totalmente escondida fazendo assim os movimentos de aparecer e desaparecer.
Período pré-operatório (2 a 7 anos)Período pré-operatório - (2 – 7/8 anos). É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação. A criança desenvolve a capacidade simbólica; "já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado".Sugere-se nesta fase do desenvolvimento que façamos jogos cooperativos como, por exemplo: Jogo de boliche com quantidades e numerais.No primeiro momento são construídas as garrafas de refrigerante colocando dentro delas quantidades de bolitas correspondentes à numeração colocada na garrafa.Depois de construído os materiais vamos brincando construindo as regras de acordo com o entendimento de cada faixa etária.
Período Operatório concreto (7 a 11 anos)Período operatório-concreto - As estruturas dos estágios anteriores tornam-se móveis e reversíveis, ou seja, a criança demonstra em suas ações a noção de conservação do todo, independentemente do arranjo de suas partes.Jogos de regras já podem ser inseridos nesta faixa etária podendo ser dado como exemplo o vôlei de lençol em que as crianças divididas em duas equipes são separadas em lados opostos divididos por uma corda.Para que a bola passe de um lado a outro da quadra usa-se um lençol, que ao ser inserida nele a bola de vôlei é lançada com o lençol para a outra quadra. O time adversário deve aparar a bola também com o seu lençol.
Período Operatório formal:Período operatório formal - Nesse estágio as operações mentais já são demonstradas a partir dos elementos verbais e não há necessidade da ação direta sobre o objeto de estudo, ou seja, o sujeito não precisa manipular o objeto para compreendê-lo. A característica mais marcante desse estágio é a capacidade de formular hipótese, raciocinar sobre proposições verbais verificadas pela constatação concreta e atual.Nesta fase os jogos de tabuleiros são bem aceitos e sugiro também o jogo de detetive que pode distribuir através de sorteio de fichas que tem os personagens detetive, assassino e vítimas.Com um piscar de olhos o assassino mata as vítimas e o adversário precisa descobrir qual dos alunos é o matador.




Nenhum comentário:
Postar um comentário