Este semestre como não poderia ser diferente foi um grande desafio no que diz respeito a aquisição de novos conhecimentos.
Estudar libras me proporcionou aprender algo realmente novo e me senti um pouco como uma pessoa não ouvinte na sociedade.
"O Instrutor/professor de LIBRAS, é aquele que ocupa a função pública estadual de Instrutor de libras, tendo como função primordial o ensino da Língua Brasileira de SINAIS, no contexto escolar tanto para alunos surdos, quanto para alunos ouvintes. Os Instrutores de Libras foram capacitados para exercer a função, diferentemente dos professores de libras que têm formação superior ou habilitação em nível superior, fornecida pelos órgãos competentes, para o ensino da Libras. Além de ser um profissional surdo, com bom nível cultural, ter domínio da Libras , conhecimento da língua portuguesa e, preparado em curso de capacitação, promovidos por órgãos competentes para o evento da língua de sinais"
Nesta nova visão que adquiri a respeito desta língua percebi o quanto nosso país ainda precisa evoluir nesta questão e ser capaz o que em Lei já é determinado.
A lei LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. determina que as instituições federais e estaduais tenham tradutores para esta função , porém onde os vemos?
Queremos que todos tenham acesso a direitos mas, infelizmente são necessárias medidas urgentes para que de fato esta lei seja cumprida.
me sinto no compromisso de como educadora lutar para o acesso de todos e pela minha qualificação neste aspecto que precisa evoluir muito.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-instrutor-de-libras-no-ensino-regular/111180/#ixzz4FYKGAW00

Nenhum comentário:
Postar um comentário