segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aprendendo com os pequenos a pensar e problematizar.





Criar projetos de pesquisa não é uma tarefa tão fácil e quando nos deparamos com uma turma de alunos na faixa etária de quatro anos o desafio parece ser ainda maior.
Gosto de postar aqui no meu blog muito do que tenho vivido na prática docente, pois, muito mais do que teoria escrita gosto de vivenciar o que está sendo estudado.
Em uma de minhas aulas, quando dividia a classe com a professora de informática a aula se encaminhou para um viés pelo qual eu estava em busca há alguns dias: Quais os questionamentos que poderíamos suscitar nos alunos para desenvolver a escrita do projeto de pesquisa?
Muitas vezes o professor subestima os seus alunos e nesta aula tive a lição clara disto: Meus alunos tinham perguntas. Além de perguntas tinham hipóteses.
Foi uma grande aula para nós professores.
" No ensino esqueceram-se das perguntas, tanto o professor quanto o aluno esqueceram-nas, e no meu entender todo conhecimento começa pela pergunta. Começa pelo que você, Paulo, chama de curiosidade. Mas curiosidade é uma pergunta!"
Pedro Demo




Demo defende que o aluno que faz as coisas aprende melhor porque se torna o agente sobre a sua própria questão a´pontada e pode assim ser orientado e auxiliado pelo seu professor uma vez que, é autor do que ele mesmo deseja aprender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário