domingo, 20 de março de 2016

Argumentos e evidências II

A partir do estudo que estamos realizando de evidências e argumentos selecionei uma postagem para que possa citar como exemplo em que não consegui estruturar as evidências e os argumentos.

"Precisamos pensar a vida além de nós mesmos... Para pensar no outro precisamos deixar um pouco do que somos.
Penso que este exercício seja necessário se fazer os espaços escolares pra que possamos ver além do que os currículos nos impõe."

A partir desta escrita procurei inserir uma nova proposta que segue abaixo:

No contexto escolar é preciso ir além do que nos exige os conteúdos pragmáticos e se faz necessário pensar a vida... pensar a vida além de nós mesmos... para pensar no outro precisamos deixar um pouco do que somos.
Penso que este exercício seja necessário se fazer nos espaços escolares pra que possamos ver além do que os currículos nos impõe.
Segundo Fernando Becker em seu texto Modelos pedagógicos e Modelos epistemológicos nos cita que 
"Para Freire, o professor, além de ensinar, passa a aprender; e o aluno, além de aprender, passa a ensinar. Nesta relação, professor e alunos avançam no tempo. As relações de sala de aula, de cristalizadas - com toda a dose de monotonia que as caracteriza - passam a ser fluídas. O professor construirá, a cada dia, a sua docência dinamizando seu processo de aprender Os alunos construirão, a cada dia, a sua discência, ensinando, aos colegas e ao professor, novas coisas."

A aprendizagem está na relação com todos os atores sociais envolvidos no cotidiano escolar.

Construções de argumentos e evidências.


Ao retomarmos as atividades do EIXO III do Pead estamos sendo desafiados na Interdisciplina de Seminário Integrador III a relermos as nossas postagens e a podermos analisá-las criticamente a partir da avaliação de nossa escrita.
Evidências e argumentos devem estar presentes para que possamos ter um texto de qualidade que possa qualificar a nossa escrita.
Como exemplo dessa proposta selecionei uma de minhas postagens que ao meu ver se enquadra nas orientações recebidas.
Segue a seguir a postagem:

A Maquinaria Escolar:

Pensar a escola atual requer voltar um pouco no tempo e compreender a forma como a sua finalidade fora inicialmente projetada.
No texto "A Maquinaria escolar" de Julia Varela e Fernando Alvarez os autores afirmam que " a escola nem sempre existiu; daí a necessidade de determinar suas condições históricas de existência no interior de nossa formação social.
A partir do século XVI se configuram , mediante a realidade social, novas concepções a respeito da infância suas nuances assim como, se institui as funções sociais escolares com perspectivas diversas para meninos e meninas  de classes sociais diferentes.
Os tipos de infâncias eram produzidas a partir deste tipo de educação dada a cada camada social.
A infância elitizada também possuía um ensino privilegiado conservando valores, privilégios e perpetuação do "status quo".
As crianças menos favorecidas por sua vez eram civilizadas e preparadas para serem corpos e mentes doutrinados a servirem e se encaixarem socialmente através do trabalho.

Gradativamente Igreja-Escola-Estado vai se reconfigurando no sentido de duas atribuições.

PEAD EIXO III
Iniciar um semestre é sempre um desafio e no que diz respeito a este curso penso que será um semestre e tanto. Muitos desafios e o maior deles eu penso que seja a questão do uso de libras na sala de aula.
Eu não possuo vivencias neste sentido mas tenho sim uma grande admiração pela linguagem. Já tive um aluno que ouvia mas não podia se comunicar devido a uma síndrome que possuía, e a comunicação de alguma forma era também por sinais.
Sigamos em frente na expectativa de ter um excelente semestre.