A professora chaga diante de uma turma de crianças de 6 a 7 anos e diz: Hoje vamos aprender o ALFABETO! Mas para a minha surpresa o alfabeto era em árabe!
Na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização fui apresentada a imagens de letras árabes e em uma dinâmica muito especial a Professora Ana Rangel nos fez refletir sobre esse contato da criança com o mundo letrado.
Quando me deparei com aquele conjunto de letras fiquei tentando adivinhar e associar as palavras as imagens que estavam ao lado das escritas, o que de fato os meus alunos de primeiro ano fazem quando iniciam a alfabetização.
FOI MUITO BOM ESTAR NO LUGAR DOS MEUS ALUNOS!!!
É necessário muito mais do que quadro, giz e letras penduradas em um varal para que os alunos de fato se alfabetizem.
Existem uma série de aspectos necessários para que haja este processo e a criança possa ler e compreender o mundo letrado.
Aspectos neuronais, estruturais, sociológicos, organizacionais, psicogenéticos e funcionais fazem parte desta complexidade chamada ALFABETIZAÇÃO.
Quanto mais estímulos e a compreensão de processos prévios os professores tiverem melhores serão os resultados desta ação de alfabetizar.



